Presidência Aberta 2022 dedica mês de setembro à União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa

Exposição, caminhada, atendimento ao munícipe, Reunião de Câmara e inauguração do novo Mercado de Manique.

A Presidência Aberta, promovida pelo Município de Azambuja, vai dedicar o mês de setembro de 2022 à União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa. Com o mote “Mais perto de si”, esta iniciativa está a percorrer as sete freguesias do concelho e pretende aproximar os eleitos e os munícipes em geral, dando voz às populações e aos seus anseios, procurando dar resposta às necessidades de cada comunidade e aumentar a coesão em todo o município.

Esta Presidência Aberta na União das Freguesias irá arrancar no dia 05 de setembro, segunda-feira, com a abertura da exposição “Janelas da Freguesia”, no jardim do Palácio Pina Manique. Ali estará patente, durante todo o mês, um conjunto de fotografias com o objetivo de propor e valorizar uma abordagem diferente da realidade destas freguesias, mostrando pormenores menos comuns do seu património, das suas gentes, dos seus lugares.

Dia 09 de setembro, sexta-feira, na localidade da Maçussa, a delegação da Junta da União de Freguesias será o local de concentração e partida, pelas 21h30, para uma caminhada noturna com cerca de 6 km, proporcionando um momento de convívio e atividade física, num percurso de dificuldade média em saudável contacto com a natureza. Os participantes deverão usar roupa e calçado confortáveis, bem como levar água e lanterna individual. A participação na caminhada é gratuita e aberta a todos os interessados, podendo inscrever-se no local, no próprio dia, ou fazer a sua inscrição prévia através dos seguintes links:

> Caminhada – inscrição de adulto

> Caminhada – inscrição de menor

O final de tarde de 14 de setembro, quarta-feira, a partir das 18h30, está reservado para todos os munícipes que pretendam ser atendidos, em privado, pelo Presidente da Câmara Municipal, na sede da Junta em Manique do Intendente. Para o efeito, deverão marcar esse atendimento até dia 12 de setembro, pessoalmente nos serviços da União de Freguesias ou enviando um e-mail para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o nome, contacto telefónico e assunto a tratar.

Integrada na iniciativa Presidência Aberta, o Executivo Municipal de Azambuja realizará a sua Reunião de Câmara, ordinária, no dia 27 de setembro (terça-feira), a partir das 17h00, em Vila Nova de S. Pedro, no salão da União Desportiva e Cultural Vilanovense.

Destaque, ainda, para o ato de inauguração do novo Mercado Diário de Manique do Intendente, instalado junto à antiga escola primária. A sessão, aberta ao público, terá lugar no dia 30 de setembro, sexta-feira, pelas 11h00.

Recorde-se que haverá, igualmente, ao longo do mês, encontros de trabalho entre os autarcas do município e da freguesia, reuniões com as coletividades, bem como visitas a instituições e equipamentos. Serão momentos que visam aumentar o diálogo e incentivar a participação e integração das pessoas na dinamização e evolução das suas terras, contribuindo para a consolidação de uma democracia mais participativa nos vários níveis do Poder Local.

A Presidência Aberta, promovida pela Câmara Municipal de Azambuja, está a decorrer até novembro de 2022, sendo cada mês dedicado a uma das sete freguesias do concelho.