LabMóvel está de volta ao Concelho de Azambuja para promover a ciência, a inovação e o sucesso escolar

Entre os dias 06 e 09 de setembro.

Entre os dias 06 e 09 de setembro, o Município de Azambuja, volta a receber o LabMóvel - Laboratório Móvel de Inovação, com o objetivo de promover a ciência, a inovação e o sucesso escolar entre os participantes nas Férias AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, que se encontram a decorrer no concelho, e ainda a dinamização de um conjunto de atividades inovadoras, destinadas a toda a comunidade.

Neste laboratório de aprendizagem estão programadas atividades de realidade aumentada, experiências criativas, tecnologia, eletrónica e música onde pretende-se através da experimentação estimular a inovação e a criatividade, aliando as tecnologias às ciências. Deste modo, tenciona-se incentivar as aprendizagens por meio de experiências práticas e promover o desenvolvimento de capacidades, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e o empreendedorismo.

De referir que todos os interessados em visitar o LabMóvel podem fazer a sua visita de forma livre e gratuita, nos dias:

- 06 de setembro de 2022, entre as 09h00 e 12h30, nos Bombeiros Voluntários de Alcoentre;

- 06 de setembro de 2022, entre as 14h00 e as 16h30, na Praça dos Imperadores em Manique do Intendente;

- 07 de setembro de 2022, entre 09h00 e 12h30 e das 14h00 às 16h30, na Escola Básica Vale Aveiras em Aveiras de Cima;

- 08 de setembro de 2022, entre 09h00 e 12h30 e das 14h00 às 16h30, na Escola Básica Boavida Canada em Azambuja;

- 09 de setembro de 2022, entre as 10h00 e 12h30 e das 14h00 às 16h00, no Páteo Valverde, em Azambuja.

O Laboratório Móvel de Inovação e Aprendizagens pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM) é uma das ferramentas do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PiiCiE LT) a que Azambuja está associado. O plano é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020) e este “LabMóvel” consiste num autocarro transformado, que vai disponibilizar um conjunto de tecnologia importante para a educação, na sua vertente lúdica e pedagógica.

Recorde-se que o PiiCiE LT, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (Portugal 2020/Alentejo 2020), visa a promoção do sucesso escolar através da implementação de ações integradas num modelo de Educação Positiva e Educação pela Inovação, com o objetivo de potenciar a melhoria dos resultados escolares e das práticas pedagógicas, e contribuir para a igualdade de oportunidades e construção de uma escola de qualidade, autónoma, criativa e inovadora.