Município vai assinalar a Semana da Igualdade sob o lema “Educar para a Igualdade”

De 24 a 28 de outubro de 2022.

O Município de Azambuja vai assinalar a Semana da Igualdade com a realização de um conjunto de atividades, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2022, sob o lema “Educar para a Igualdade”.

Um dos objetivos é comemorar a efeméride “Dia Municipal para a Igualdade”, celebrado desde 2010, por centenas de organizações da sociedade civil portuguesa, a 24 de outubro. Neste primeiro dia, será lançado, nos canais digitais da autarquia, um vídeo intitulado “Igualdade é…”, que conta com a participação das turmas da disciplina de Cidadania do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja.

No dia 25, terça-feira, serão publicados mais dois vídeos, um com o título “Igualdade”, elaborado pela turma de Educação Especial do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas de Azambuja, e um outro vídeo sob o tema “Rede Inclusiva”, este com a participação de várias instituições parceiras da Rede Social de Azambuja.

No dia 26, quarta-feira, destaque para a realização de um seminário que tem por tema “Respeitar a Diferença, Promover a Igualdade”, organizado em parceria pelos municípios de Azambuja e do Cartaxo.

A iniciativa terá lugar no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima e decorrerá durante a manhã, a partir das 09h30. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. (Mais informações sobre o seminário e inscrição, aqui).

A tarde do dia 26 será marcada pela realização de uma Caminhada pela Igualdade, com início às 14h15, destinada aos alunos do Agrupamento de Escolas de Azambuja, bem como aos utentes do Centro de Dia do Centro Social e Paroquial de Azambuja e aos alunos da UTICA-Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja. Esta caminhada terá início na Escola Básica de Azambuja e tem como objetivos incentivar a inclusão de jovens e seniores, promover a igualdade e a participação de todas e de todos e, ainda, promover a igualdade pela arte. (ADIADA - 9.NOVEMBRO)

Os participantes na caminhada irão passar uma mensagem de multiculturalidade, envergando uma t’shirt com a palavra Igualdade pintada em diferentes línguas. Por sua vez, o grupo de Educação Física irá dinamizar uma coreografia de um tema musical na Praça do Município. Já os alunos do 2º ano do Curso Profissional de Multimédia vão criar uma exposição de cartazes nas empresas e em estabelecimentos comerciais da vila de Azambuja, exprimindo a sua perceção sobre a igualdade, os seus valores e princípios.

Para dia 27, está agendado um workshop designado por “Iguald’Art” e que será promovido pelos alunos de Artes da Escola Secundária de Azambuja, que irão apresentar às restantes turmas um pouco do processo criativo dos logotipos desenvolvidos sobre a temática da igualdade e da multiculturalidade. O workshop vai acontecer às 14h40 na Escola Secundária.

A terminar esta semana dedicada pelo Município de Azambuja à chamada de atenção para as questões da Igualdade, no dia 28 de outubro, terá lugar uma reunião do Conselho Municipal de Educação, de cuja ordem de trabalhos fará parte a discussão da Carta Educativa do Concelho de Azambuja e ainda, a abordagem de temas como a igualdade de oportunidades.

> Programa Interativo da Semana da Igualdade

Deny from all