Reabertura à circulação automóvel da Praça do Município e da Rua Vítor Córdon em Azambuja

Reabertura a partir de dia 20 de outubro.

Com o avanço da empreitada «Requalificação e Reabilitação de Arruamentos na Rua Eng.º Moniz da Maia e na Rua Vítor Córdon», o Município de Azambuja informa que vai reabrir a circulação automóvel na Praça do Município e na Rua Vítor Códon, em Azambuja. Serão mantidos alguns condicionamentos que estarão devidamente sinalizados em função da continuação da obra.

É de reforçar que na Rua D. Rolim e na Rua João Paulo II o sentido do trânsito continuará invertido, temporariamente para nascente.

Neste momento, encontra-se a decorrer a terceira fase da obra que está a intervir no troço da Rua Engº Moniz da Maia entre a Praça do Município e a Caixa de Crédito Agrícola.

Refira-se que a empreitada está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) proposto pela autarquia aos fundos da União Europeia, sendo a respetiva candidatura contemplada com um financiamento de 85% a fundo perdido. O investimento total, superior a 638 mil euros, tem uma comparticipação do Alentejo 2020 / Portugal 2020 / Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 542 836,43 euros.

A intervenção consiste na remodelação e reforço do sistema de drenagem de águas pluviais, na renovação integral da calçada e dos lancis dos passeios e, ainda, na reconstrução do piso da faixa de rodagem com pavimento betuminoso. O objetivo geral do projeto enquadra-se no PARU e é promover uma melhoria do ambiente urbano na vila de Azambuja. Pretende-se harmonizar o espaço público, aumentar a segurança de peões e automobilistas, privilegiar a circulação pedonal procurando reduzir obstáculos e constrangimentos, e disciplinar o melhor possível o estacionamento automóvel.