Atividades em fevereiro.2023 na Rede de Bibliotecas Municipais

> Panfleto mensal de fevereiro

AVISOS E INFORMAÇÕES

> Horário de Inverno

Informa-se que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja encontra-se a funcionar no horário de Inverno.

-  Biblioteca Municipal de Azambuja está a funcionar no horário de 3ª a 6ª-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- Biblioteca de Aveiras de Cima funciona de 3ª a sábado no horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

-  Biblioteca de Alcoentre encontra-se a funcionar de 2ª a 6ª-feira das 9h30 ao 12h30 e das 13h30 às 17h30.

> Visitas Guiadas

Sextas-feiras, às 10h30.

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

A decorrer...

> XVI Concurso Literário do Concelho de Azambuja

A 13 de dezembro foi lançado o XVI Concurso Literário do Concelho de Azambuja. O concurso é comporto por 3 escalões e diversas modalidades destinados a residentes, naturais, trabalhadores e estudantes do Concelho de Azambuja. Posteriormente poderá consultar normas que ficarão disponíveis nas Bibliotecas Municipais e Escolares e online.

Biblioteca Municipal de Azambuja

Crescer a Ler (3-6 anos)

Quartas-feiras, às 10h30.

Atividade de dinamização da leitura, dirigida a todas as crianças do ensino pré-escolar do concelho de Azambuja. “Para sermos amigos… não temos de gostar das mesmas coisas!” este é o mote para ouvirmos a história “O pato que não gostava de água” da autoria de Steve Small. Atividade reservada aos jardins de infância.

> Mimar a Ler (3 aos 24 meses)

Sábado, dia 11, às 10h30.

Tem como objetivo introduzir os sons, as imagens, as letras, as palavras, a linguagem e o livro e o espaço da biblioteca aos mais novos e ainda, introduzir hábitos de manuseamento do livro que possivelmente se traduzirão mais tarde em hábitos de leitura.

O projeto destina-se a bebés entre os 3 e os 24 meses acompanhados por um adulto. Este adulto deve ser significativo na vida do bebé, ou seja, o bebé deve-se identificar com o adulto e sentir-se à vontade com o mesmo. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

Contos e relatos latino americanos, dinamizado por Marilyn Molina (Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos)

Sábado, dia 25, às 10h30.

No âmbito do voluntariado, o projeto Contos e Relatos Latino americanos tem como objetivo difundir a cultura latino-americana, dar a conhecer através de relatos diretos, histórias e figuras conhecidas a nível mundial os hábitos e costumes de vários países de língua espanhola. Esta sessão versará sobre o México e terá a Frida Kahlo como personagem principal. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

Exposição de pintura "Apontamentos de paisagem" de Cristina Luís Sales

Patente na Galeria da Biblioteca até 18 de fevereiro.

Cristina de Luís Sales nasceu em Lisboa em Janeiro de 1955. Fez o curso de Arquitetura na ESBAL e trabalhou alguns anos como arquiteta num atelier em Lisboa. Teve uma passagem pelo Ensino Oficial na disciplina de Educação Visual. Saiu do ensino e voltou a trabalhar em Arquitetura por conta própria durante mais algum tempo.

Mas o Desenho foi desde sempre a expressão em que se encontrou e esteve presente enquanto criança, como o seu mundo à parte enquanto cresceu, no percurso que fez pela Arquitetura e depois na base de todo o trabalho de pintura que tem vindo a fazer. A atração pela cor fê-la passar pela aguarela, pelo óleo, pelo pastel seco, sendo que muitas vezes não resistiu a deixar nas suas aguarelas o traço do desenho.

Sempre foi a paisagem natural que mais a interessou. Não a construída, mais artificial, dependente da intervenção do homem. Tudo o que a rodeia, desde as folhas de um carvalho com as suas cores de Outono até aos grandes espaços, são sem dúvida aquilo que a atrai. Daí já ser recorrente o título desta exposição.

Biblioteca do Centro Cultural Grandella - Aveiras de Cima

> Hora do Conto (1º ciclo)

Quintas-feiras, às 10h30.

A Hora do Conto, destinada aos alunos do 1º ciclo, (1º ao 4º ano) decorre desde 2003. Este ano há uma nova história “O silêncio da água” de José Saramago, que será dinamizada para este público que se deslocará às bibliotecas da RBMA. Atividade reservada a inscrição pelos agrupamentos de escolas.

> Histórias ao Sábado (3-10 anos)

Sábado, dia 04, às 10h30.

No primeiro sábado de fevereiro a atividade Histórias ao sábado dá-nos a conhecer o conto popular “O homem da gaita” da autoria José Afonso. Com recurso a novas técnicas, como a realidade aumentada, esta história será dinamizada pela equipa de animação da Biblioteca Municipal de Alpiarça. Atividade gratuita. Inscrições abertas.

> Primeiros Olhares (3-24 meses)

Sábado, dia 18, às 10h30

Atividade de sensibilização para o livro, para bebés e pais, com recurso a diferentes materiais sensoriais e musicais.

A criança lê o mundo que a rodeia muito antes de ler um livro. O mundo é um livro aberto. Atividade gratuita. Inscrições abertas.

Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca - Alcoentre

> Ler no lar para atividades inventar

Quinzenalmente, às quartas-feiras, às 11h00.

Atividade de incentivo à narração oral e de trabalhos manuais, dirigida aos utentes do Centro Social e Paroquial de Alcoentre.

Visita à biblioteca

Semanalmente, às sextas-feiras

Atividade de dinamização da leitura dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo de Centro Escolar de Alcoentre.

> Projeto RELER

Semanalmente

Entrega dos jornais diários no Centro de Dia de Alcoentre e posteriormente no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja