Aviso Simulacro - “Trainex’23” em Azambuja

No âmbito da "Semana da Proteção Civil" será a realizado de um simulacro de acidente ferroviário, envolvendo matérias perigosas. O exercício intitula-se “Trainex’23” e ocorrerá na Linha do Norte, junto aos armazéns GSE, em Vila Nova da Rainha, no dia 4 de março, sábado, mobilizando um elevado número de meios de agentes locais e regionais de Proteção Civil, com especial incidência entre as 15h00 e as 18h00.

Este simulacro visa refletir um cenário aproximado a uma emergência real, envolvendo diversas áreas das operações de proteção e socorro, incluindo a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Alerta-se, por isso, a população para as movimentações destes meios, no simulacro da tarde de 4 de março.

Esta semana é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com a estreita parceria das entidades do concelho ligadas a esta área, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja, a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa e os postos de Azambuja e de Aveiras de Cima da Guarda Nacional Republicana.

O Município de Azambuja, em colaboração com todos os seus parceiros, pretende que esta Semana da Proteção Civil constitua uma experiência pedagógica de aproximação do público aos agentes desta área, bem como de sensibilização dos cidadãos para o slogan “Prevenir, Atenuar, Socorrer – Proteção Civil ÉS TU!”.