Lançamento do livro “Caloira aos Setenta” de Fernanda Teixeira, em Azambuja

Sábado, dia 13 de maio, às 15h00, no Auditório do Páteo Valverde, em Azambuja. Entrada Livre.

O Município de Azambuja vai receber a autora Fernanda Teixeira, para o lançamento do seu livro – “Caloira aos Setenta”, no próximo sábado, dia 13 de maio. A iniciativa terá lugar pelas 15h00, no Auditório do Páteo Valverde, em Azambuja.

Esta sessão de lançamento contará com a presença do professor universitário Luís Pedro Miguel, para a apresentação desta obra literária.

A obra “Caloira aos Setenta” pretende, ajudar a desmitificar o estereótipo do “idadismo”, mostrando que a idade não é, apenas por si, um fator impeditivo da concretização de sonhos e da realização de objetivos.

Sinopse:

Quando me determinei a fazer este percurso académico, propondo-me ingressar no ensino superior, aos quase 70 anos, confesso que alguns dos medos mais comuns me assaltaram, levando-me a questionar: Será que irei ser capaz? Como irei ser olhada? O que pensarão os professores e os/as jovens colegas, ao verem-me, ali, no meio da sala de aulas, completamente descontextualizada do ambiente estudantil?

Não perdi muito tempo, confesso, a tentar antecipar cenários, pois a minha idade não mo permitia, pelo que resolvi colocar todas as interrogações em modo de espera, disposta a enfrentar, e ultrapassar, todos os obstáculos que, porventura, se me viessem a apresentar.

Biografia:

Fernanda Teixeira nasceu no dia 8 de abril de 1950, numa aldeia chamada Vale Galego, freguesia do Alvorge, concelho de Ansião, estando as suas memórias muito ligadas aos períodos de férias lá passados, devido ao facto de, apenas, lá ter vivido até aos 9 anos.

Casou cedo - aos 20 anos - e dedicou toda a sua vida à família e à profissão, tendo-a exercido durante 25 anos por conta de outrém e outros tantos por conta própria.

Ao chegar à chamada idade da reforma, (...), ei-la a caminho da universidade, para fazer a sua licenciatura em Antropologia, o curso que sempre a interessou. E é desta experiência que o “Caloira aos Setenta” nos fala, mostrando, na primeira pessoa, que nunca devemos abdicar dos nossos sonhos, por mais utópicos que nos possam parecer!

E hoje, aos 73 anos, é com orgulho que apresenta o currículo dos últimos 4:

- Escreveu, em edição de autora, o livro “Perseverança”, o seu primeiro atrevimento literário;

- Fez a licenciatura em Antropologia no ISCTE, integrada numa turma diurna, ou seja, no meio de meninas e meninos acabados de sair do Secundário;

- Fez a sua primeira palestra pública sob o mote “Viagem em Contramão!”

- Sem quaisquer conhecimentos do mundo digital, atreveu-se a criar um canal no Youtube, chamado “Juventude Sem Data”;

- Está a lecionar Noções de Antropologia na UTICA, a Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, onde reside;

- Por último, mas não menos importante, vai lançar o seu livro “Caloira aos Setenta”.

É caso para perguntar: Onde quererá chegar esta "idosa", que se auto intitula como "Velha reformada, atrevida e..poderosa?"