Projeto Bata Branca já realizou mais de mil consultas médicas no Concelho de Azambuja

Dados a 31 de julho de 2023.

No final do passado mês de julho, o projeto Bata Branca contabilizava um total de 1022 consultas médicas realizadas. Este número consta de um relatório que indica, ainda, 152 referenciações hospitalares e 52 certificados emitidos.

O Município de Azambuja congratula-se com este balanço dos primeiros 42 dias de implementação de um projeto que veio minimizar os efeitos da enorme falta de médicos de família ainda existente no concelho. Este volume de atendimentos representa um investimento de, aproximadamente, 6 500,00 euros, por parte da Câmara Municipal, enquanto parceira do projeto no complemento à remuneração dos profissionais de saúde envolvidos.

De recordar que estas consultas Bata Branca foram implementadas, inicialmente, apenas no Centro de Saúde de Azambuja, e a 19 de julho passaram também a ser realizadas em Aveiras de Cima.

Esta medida permitiu aumentar a proximidade do serviço à população das freguesias do Alto Concelho, levando, assim, o acesso a assistência médica mais perto dos cidadãos das freguesias de Aveiras de Cima, Aveiras de Baixo, Vale do Paraíso, Alcoentre e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S.Pedro e Maçussa, complementando as consultas em Azambuja, mais próximas para os munícipes das freguesias de Azambuja e de Vila Nova da Rainha.

Refira-se que, atualmente, o programa conta com a participação de 8 (oito) médicos e uma enfermeira, e funciona de segunda-feira a sábado. Entretanto, desde 29 de julho este serviço foi ainda reforçado com a realização de teleconsultas, destinadas a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem. Trata-se de mais uma importante resposta às necessidades de saúde reais de toda a comunidade.

O projeto Bata Branca foi concretizado no Concelho de Azambuja através do acordo de colaboração celebrado entre a CERCI-Flor da Vida de Azambuja, a ACSS-Administração Central do Sistema de Saúde, o ACES-Estuário do Tejo e o Município de Azambuja. Apesar de não ser a solução para o problema da falta de médicos, foi, sem dúvida, uma boa medida, e a Autarquia continua empenhada no sucesso deste projeto, bem como em todas as frentes, sempre com o objetivo de garantir melhores cuidados de saúde à população.

Não esquecer que estas consultas Bata Branca funcionam apenas com marcação prévia, através dos telefones 961 044 605 / 961 030 457 / 263 407 614.