GDA - Grupo Desportivo de Azambuja

Morada | Rua Grupo Desportivo de Azambuja, n.º 7, 2050-317 Azambuja

Contacto | 263 418 227

Facebook | Grupo Desportivo de Azambuja

Atividades | Atividades ao Ar Livre | Futebol | Futsal | Fitness | Ginástica Artística | Krav Maga | Pesca Desportiva | Taekwondo | Danças urbanas | Campismo e Caravanismo

O Grupo Desportivo de Azambuja é uma colectividade fundada a 1 de Janeiro de 1950, com mais de 1000 associados e mais de três centenas de atletas situada na freguesia e Concelho de Azambuja no coração do Ribatejo – Portugal, e tem como principais objetivos, a promoção da prática desportiva, recreativa e de lazer junto dos mais jovens e da restante população.

Ao longo dos seus mais de sessenta anos de existência tem-se caracterizado essencialmente pelo seu ecletismo, reflexo da consciência e empenho dos seus dirigentes na procura em abranger as várias sensibilidades dos seus associados e da população da vila em que está inserido. Por isso, contrariando o usual naquela época, não se fundou apenas mais um clube de Futebol, mas uma coletividade onde a Pesca Desportiva, o Ténis de Mesa e as Damas, atingiram rapidamente no concelho a vanguarda da prática desportiva, bem como o respeito dos clubes existentes nos concelhos limítrofes, proporcionando-lhe a participação em inúmeros eventos desportivos da época por eles organizados.

Até aos anos setenta, estas modalidades vão obtendo resultados relevantes a nível local e regional, como que anunciando os dourados anos oitenta, noventa e inicio do novo século, nos quais o GDA obteve mais de setenta títulos regionais, nacionais, mundiais e lugares de pódio nas modalidades de Futebol, Judo, Atletismo, Andebol, Futsal, Taekwondo e Badminton, com especial destaque para o Tiro com Arco, Ténis de Mesa, Karate, Pesca Desportiva e Badminton.

Esta situação é o resultado do esforço, dedicação e empenho de todos quanto, ao longo destes anos souberam fundar, engrandecer e dignificar o GDA, proporcionando aos seus atletas as condições de trabalho, que lhes tem permitido a obtenção de elevados resultados desportivos e técnicos, abrindo-lhes a possibilidade de integração nas respetivas seleções regionais e nacionais nas modalidades de Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Karate, Taekwondo e a participação em competições como os Campeonatos da Europa e do Mundo.

Durante estes anos de intensa atividade desportiva promoveu igualmente a realização de diversos eventos desportivos de nível regional e nacional com destaque para os Concursos de Pesca do Rio Tejo, S. Silvestre em Atletismo, Torneio de Futebol Juvenil, Torneio Concelhio de Ténis de Mesa, Campeonato Nacional de Fundo de Ciclismo, Campeonato Nacional de Jovens de Karate, Taça Mestre Carlos Dias e Open de Azambuja em Karate Campeonato Regional de Badminton, Open de Tiro com Arco de Azambuja, Taça de Portugal de Tiro com Arco e algumas ações de formação e estágios nas diversas modalidades.

(fotografia: facebook)