Município homenageia Presidentes de Câmara nas comemorações do 25.abril

Deliberações da Reunião de Câmara de 18 de março.

O Município de Azambuja vai homenagear, na comemoração do 40º aniversário da revolução, os Presidentes de Câmara que chefiaram os destinos do Concelho desde o 25 de abril de 1974. Esta foi uma das deliberações do Executivo, reunido em sessão ordinária na tarde de 18 de março, que decidiu atribuir aos referidos autarcas a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, simbolizando este gesto uma homenagem ao Poder Local, à Democracia e a todos os autarcas.

Excecionalmente, este ano as condecorações não serão entregues no Dia do Município (29.maio.2014) dando prioridade à efeméride nacional, entendida como adequada à natureza do evento. Assim, na sessão solene da Assembleia Municipal de Azambuja do próximo dia 25 de abril, evocativa dos 40 anos da conquista da Liberdade, serão distinguidos Mayer da Silva Tavares (a título póstumo), Amadeu Bastos Lima, Joaquim Narciso Correia, António José Rodrigues, João Francisco Benavente, Carlos Alberto Oliveira (a título póstumo), Joaquim António Ramos, e Luis Manuel Abreu de Sousa.

Na sequência de uma recomendação da Assembleia Municipal, a vereação aprovou a constituição de um grupo de trabalho destinado a refletir sobre as questões ligadas ao tarifário de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) em vigor no concelho. Este grupo, que fará a sua primeira reunião muito brevemente, terá como membros representantes das forças políticas com assento na Assembleia e de várias entidades. São eles: Nuno Gonçalves – do PS; David Mendes – da CDU; Jorge Lopes – da Coligação pelo Futuro da Nossa Terra; Inês Louropelas Juntas de Freguesia; Daniel Claroda Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Azambuja; Herculano Martins – presidente do Centro Local de Ação Social; e, com o papel de coordenação, o Presidente da Câmara Municipal – Luis de Sousa.

Foi aprovada uma adenda ao protocolo estabelecido com o Rancho Folclórico de Azambuja, relativa ao espaço utilizado pela coletividade como sede. Por solicitação do rancho, a Autarquia disponibiliza mais uma sala, de que não necessita, nas instalações utilizadas pelo grupo. O acordo define, ainda, que as reparações de que o espaço carece serão assumidas por parte do rancho com todos os materiais a utilizar, colaborando o Município com a mão de obra necessária à realização dos trabalhos.

Relativamente ao evento “AVINHOFesta do Vinho e das Adegas”, foi aprovada uma proposta para atribuição de um apoio financeiro – no valor de € 150,00 – a cada um dos nove ranchos folclóricos em atividade no Concelho de Azambuja. A verba destina-se às despesas de ornamentação das respetivas viaturas que irão participar no tradicional desfile etnográfico – “O Ciclo do Vinho”, na tarde de sábado da Ávinho, no próximo dia 12 de abril. Recorde-se que a iniciativa animará a vila de Aveiras de Cima a partir das 18h00 de dia 11 (6ªfeira), até às 19h00 de dia 13 (domingo).

Por fim, foi aprovado o edital que determina os prazos e procedimentos administrativos referentes à adjudicação dos lugares de venda a retalho, restauração e bebidas, e divertimentos da próxima edição da FEIRA DE MAIO de Azambuja. Essa informação será publicitada na página de internet do município nos próximos dias.