Centenas de crianças e idosos passaram "Um dia no campo..."

Comemoração municipal de 21.março "Dia Mundial da Floresta".

Várias centenas de crianças do ensino pré-escolar, do 1º ciclo e de vários centros ATL, bem como os utentes da Cerci-Flor da Vida e idosos de diversas Instituições Particulares de Solidariedade Social celebraram o Dia mundial da Floresta em pleno contacto com a natureza. A iniciativa do Município de Azambuja, intitulada “Um dia no campo…”, decorreu nos Viveiros do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), em Aveiras de Baixo, e contou com a colaboração de inúmeros parceiros públicos e privados.

Cerca de dezena e meia de entidades, além dos serviços municipais, apresentaram aos participantes no evento ateliês muito variados com informação e experiências sobre a relação do ser humano com o mundo natural e, sempre, com uma forte sensibilização para a necessidade de proteger a Natureza.

Os visitantes ficaram a conhecer melhor, por exemplo, os sapadores florestais – “Ajudantes da Natureza”; os bombeiros voluntários – “Soldados da Floresta”; e o SEPNA da Guarda Nacional Republicana – “Protetores da Natureza”. Outros ateliês para outras descobertas eram “Da semente… à Árvore” e “ O Mel e a Natureza”, pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas. A Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa mostrou aspetos de “Socorro, Saúde e Bem-estar”; as IPSSs de apoio à 3ª idade montaram uma bonita exposição com trabalhos “Reciclarte” e “Arte Sénior”; e a Associação Bandeira Azul da Europa propôs um conjunto de atividades sobre estilos de vida saudáveis.

Referência para a Cerci-Flor da Vida que dinamizou vários espaços, sendo dos mais procurados os castiços passeios de burro “Pavarotti and friends”. No mesmo contexto, sublinha-se a colaboração da Coudelaria Henrique Abecasis, trazendo ao contacto com mais pequenos o fascinante mundo do cavalo.

Destaque, ainda, para a participação das empresas Águas do Oeste, com o seu ateliê “A Água é um mundo fantástico”; Valorsul, com divertidos insufláveis em forma de ecoponto; Ecoambiente, com uma demonstração real sobre a recolha de resíduos; e Auchan, com as suas simpáticas mascotes Rik e Rok. Por sua vez, o Município de Azambuja dinamizou vários espaços com múltiplas abordagens ao tema: “A árvore da poesia”, “Roda viva”, “Comer como d’antes” e ainda uma área com jogos lúdicos.

Cumpriram-se, em grande parte, os objetivos de mais este evento integrado na política de educação ambiental do município, com um enfoque muito especial na sensibilização dos grupos etários mais jovens. Pretendeu-se, com a ação, contribuir para a defesa e valorização das florestas, da agricultura e do meio ambiente; bem como motivar todos os cidadãos para o uso racional dos recursos naturais.