Voluntariado no Paúl de Manique do Intendente - 12 de outubro de 2019

“Paúl com vida” - Juntos por um ecossistema saudável.

O Município de Azambuja está a promover uma ação de voluntariado no Pául de Manique do Intendente. A iniciativa, que se intitula “Paúl com vida”, vai decorrer no dia 12 de outubro, com encontro marcado às 09h30, em Manique do Intendente, localidade pertencente à União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa (Concelho de Azambuja).

O objetivo é envolver a comunidade e criar um grupo de voluntários para recuperar o Pául de Manique, que se encontra com vários metros de plástico no seu leito, devido a uma plantação agrícola, realizada há muitos anos. Devido ao período de seca que o paúl está a enfrentar, foi possível descobrir o plástico e tentar solucionar parte deste problema.

O convite é dirigido a toda a população e o ponto de encontro é junto à E.B.I de Manique do Intendente. Além da ação de voluntariado, está ainda programada uma demonstração de anilhagem de aves e um alerta para a importância desta zona húmida. No final todos os voluntários podem participar num almoço piquenique, que será a cargo de cada participante. As inscrições serão feitas no dia e local da atividade, para efeitos de seguro pessoal.

Neste dia, estarão presentes a apoiar esta causa os alunos da Universidade da Lusófona e o Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, que têm desenvolvido projetos de estudo e conservação neste espaço.

Refira-se que o Município de Azambuja é proprietário deste Pául em Manique do Intendente, que constitui um riquíssimo património natural do nosso concelho. Aliás, com as alterações climáticas e a progressiva redução das zonas húmidas, a importância deste Pául em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, é já reconhecida num contexto nacional.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Azambuja, que conta com o apoio da Universidade Lusófona, da Casa do Povo de Manique do Intendente, da União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa, da Escola Básica Integrada de Manique do Intendente, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Associação Loving the Planet.

AF Print Paul Cartaz A3 page 0001