Azambuja associa-se à campanha GNR contra a violência doméstica #NãoSouUmSaco

Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro.

O Município de Azambuja associa-se à campanha “Não sou um saco” promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro. A iniciativa é de âmbito nacional e visa contribuir para a prevenção e o combate à violência doméstica, especialmente a que na sua grande maioria atinge vítimas do sexo feminino.

Ao desafio da GNR aderiram mais de centena e meia de municípios que aceitaram colaborar na luta contra este flagelo que afeta, particularmente, a sociedade portuguesa. A campanha assenta na ampla divulgação do cartaz composto por uma imagem forte e de grande contraste, acompanhada por uma frase igualmente forte de apelo à denúncia dos casos de violência.

Como é do conhecimento público, a violência doméstica está classificada como crime, muitas vezes com desfecho bastante trágico, e constitui uma preocupação crescente por parte das autoridades portuguesas. O Município de Azambuja partilhando dessa preocupação e dos objetivos da GNR, associou-se à iniciativa. Através de uma estratégia de consciencialização geral da população, pretende-se contribuir para a mudança de comportamentos da sociedade e para o combate a uma certa indiferença e preconceitos ligados à violência no seio do ambiente doméstico, uma vez que este flagelo impõe a adoção de estratégias multissetoriais e de respostas rápidas de múltiplas naturezas.

No contexto da adesão a esta causa, recorde-se que a Câmara Municipal de Azambuja estabeleceu, já em março deste ano 2019, um protocolo com a APAV-Associação Portuguesa de Apoio à Vítima que permitiu criar um serviço de apoio à vítima mais preparado para o atendimento e correto encaminhamento das situações colocadas. Este serviço está enquadrado no pelouro de Saúde e Ação Social e funciona no Páteo do Valverde, em Azambuja, nas tardes de terça-feira ou através do telefone 263 400 491.