Alunos de Azambuja e técnicos municipais em sessão do projeto "Tu na Europa"

Iniciativa da União Europeia dinamizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.

O Concelho de Azambuja participou, no passado dia 6 de dezembro, numa sessão de auscultação aos jovens, no âmbito do 7º Ciclo do Diálogo Jovem na União Europeia, sob o tema “Criar oportunidades para os jovens”, implementado a nível nacional pelo Conselho Nacional de Juventude através do projeto “Tu na Europa”.

O evento teve lugar no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em Lisboa, e o Município de Azambuja esteve representado por três técnicos da Unidade Técnica de Desporto e Juventude / Divisão de Desenvolvimento Social, juntamente com os alunos Miguel Santos e João Mouchão acompanhados pela Professora Carla Antão, da Escola Secundária de Azambuja.

Este projeto - "Tu na Europa" - visa consultar a opinião de jovens dos 16 aos 30 anos de idade sobre as medidas que deverão ser implementadas para o cumprimento dos objetivos europeus para a Juventude: #7 Emprego de Qualidade, #8 Educação de Qualidade e #6 Avançar a Juventude Rural.

A participação nesta iniciativa, de técnicos de juventude das autarquias e de jovens revestiu-se de especial importância para ajudar a partilhar e a trabalhar ideias que permitam um maior envolvimento dos jovens na tomada de decisão em questões relacionadas com a juventude, bem como contribuir para melhorar a qualidade das políticas de juventude nacionais e locais e sensibilizar para a importância de avaliar e analisar o trabalho com e para jovens.

Houve ainda oportunidade para participar numa partilha de boas práticas na área de informação aos jovens, num programa de intercâmbio com técnicos e autarcas de Grenoble, França.

A iniciativa deste dia esteve integrada no programa “Dezembro na DRLVT – Celebração dos Direitos Humanos”,  do IPDJ.