Deliberações da Reunião de Câmara de 02 de janeiro de 2020

O Executivo Municipal de Azambuja realizou a primeira reunião pública ordinária deste ano 2020, na manhã de quinta-feira, 02 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Azambuja. As reuniões têm periodicidade quinzenal e retomarão, no próximo dia 14 de janeiro, o dia e a hora habituais, terça-feira pelas 15 horas.

Nesta sessão, a autarquia aprovou a abertura de três procedimentos concursais destinados à celebração de contratos de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para um técnico superior, na área de Psicologia Clínica; um assistente operacional, na atividade de condução de máquinas pesadas e veículos especiais; e por último, um assistente operacional, para a função de tratorista.

O Executivo aprovou um protocolo de colaboração com o Agrupamento do Alto de Azambuja, no âmbito do Desporto Escolar, que pretende alargar o leque de oferta aos seus alunos associando ao desporto a divulgação do nosso património e da nossa cultura. Neste âmbito, o Município de Azambuja irá comparticipar a realização de aulas de equitação a alunos do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, à semelhança do que já acontece com os restantes agrupamentos. Este apoio ao desporto escolar equestre representa um investimento municipal de cerca de 1.400,00€ (mil e quatrocentos euros) anuais, por agrupamento.

Foi, ainda, aprovado outro protocolo de colaboração, desta vez com toda a Rede Concelhia de Bibliotecas de Azambuja, composta pelas três bibliotecas municipais, as bibliotecas escolares dos três agrupamentos escolares e a biblioteca itinerante-BICA. Refira-se que todas elas já trabalham de forma colaborativa, procurando fomentar a partilha de experiencias, realizar projetos e iniciativas de interesse lúdico-pedagógico, animação e promoção do livro e da leitura, promover a criatividade e a produção literária local, entre outras. O trabalho desenvolvido aponta para uma crescente partilha de dinâmicas, recursos e estruturas transversais, e com este protocolo pretende-se criar uma plataforma tecnológica que irá permitir uma gestão mais facilitada das coleções e, progressivamente, conseguir-se consolidar um catálogo coletivo.

Nesta reunião, foi ainda deliberada a doação de 68 livros às bibliotecas escolares do Concelho de Azambuja, no âmbito do projeto “Ler por Prazer”, que tem como  principal objetivo criar o gosto pelo livro e pela leitura nas crianças e jovens, bem como, ajudá-los a criar hábitos de leitura autónoma. É um projeto desenvolvido pelo Município com os alunos do 1º e 2º ciclos, onde são abrangidas 68 turmas e cerca de 1300 crianças no universo dos três agrupamentos de escolas do concelho.

Por fim, a autarquia aprovou o despacho  de aceitação de géneros alimentares, doados pela empresa SUPERAZAM – Supermercados, Lda (Intermaché), no âmbito da distribuição de 100 cabazes de natal, com alimentos típicos desta quadra natalícia, destinados a famílias desfavorecidas, residentes no Concelho de Azambuja e sinalizadas pelo Gabinete de Ação Social do Município. Os cabazes foram compostos por géneros alimentícios típicos do Natal, como couve portuguesa, bacalhau, batatas, azeite e um bolo rei, no valor global de 1.900,00€ (mil e novecentos euros). Aliando-se à iniciativa municipal, o Intermaché, sediado em Azambuja, contribuiu com géneros no valor de 446,95€ (quatrocentos e quarente e seis euros e noventa e cinco cêntimos).