Município aprova voto de pesar em memória de "Mestre" António Salema

Deliberado na Reunião de Câmara de 28 de janeiro de 2020.

Foi com profundo pesar que o Município de Azambuja tomou conhecimento do falecimento do Sr. António Salema, no final da manhã do dia 22 de janeiro. “Mestre Salema”, como era carinhosamente tratado por muitos, nasceu a 15 de agosto de 1927, em Azambuja, e despede-se do nosso convívio com a bonita idade de 92 anos.

Herdeiro das antigas raízes tauromáquicas de Azambuja, António Salema foi um precursor da preservação e dinamização das tradições e da arte pelas quais se apaixonou desde muito jovem. E como o escreveu no livro “A impressão digital de um azambujense aficionado”, editado pela Câmara Municipal com boa parte das suas memórias, “Esta paixão por Azambuja e pela tauromaquia desafiam-me todos os dias e viverão comigo até ao último bater do coração…”. E assim foi.

A Vila e o Concelho de Azambuja ficam mais pobres. A afición e a Cultura Tauromáquica de Azambuja e de Portugal perdem uma grande figura do seu património vivo. Na história local ficará gravada a sua obra: a dinamização da escola de toureio de Azambuja; o apoio à formação do grupo de forcados; a participação ativa para que Azambuja tivesse a sua Praça de Toiros; a criação da mais antiga tertúlia desta terra – a Tertúlia Tauromáquica Azambujense; a assinatura, ao longo de vários anos, de crónicas e artigos de opinião na comunicação social; e, sobretudo, o incondicional apoio, formação e promoção aos jovens talentos que sonhavam abraçar as artes de lide.

E foram muitos os jovens de várias gerações que, em mais de meio século, quer no toureio apeado quer no toureio a cavalo, encontraram nos seus conhecimentos técnicos, no seu entusiasmo e na influência dos seus contactos o ‘empurrão’ de que precisavam para aspirarem a uma carreira.

Noutras vertentes do seu percurso, uma referência de igual destaque para a sua cidadania ativa. António Salema fez parte da Comissão Administrativa que, após o 25 de abril de 1974, promoveu a instalação do poder local democrático no Concelho de Azambuja. Também o movimento associativo contou com o seu envolvimento e dedicação, nomeadamente como dirigente no Grupo Desportivo de Azambuja.

A memória de António Salema também fica marcada pelo seu espírito humanitário e solidário, com toda a receita do seu livro editado por esta Câmara a reverter a favor da Casa-Mãe, de Aveiras de Cima, e dos Bombeiros Voluntários de Azambuja.

Em tempo útil e oportuno, o Município associou o nome de António Salema e enalteceu a sua paixão pelo mundo dos toiros, concretamente nas edições de 2006 e 2016 do nosso Mês da Cultura Tauromáquica. Divulgando ao público a sua Tertúlia Tauromáquica Azambujense, o espólio apresentado nessas duas exposições muito prestigiou aquele evento municipal.

Por tudo isto, a Câmara Municipal de Azambuja expressa o seu profundo pesar e as sentidas condolências à família, prestando esta justa homenagem à figura do “Mestre António Salema”.

Em reconhecimento do seu mérito humano e cultural, e da dedicação à comunidade deste ilustre cidadão azambujense, a autarquia assinalou este triste acontecimento com a bandeira do Município a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.

Azambuja, 22 de janeiro de 2020

» Voto de Pesar António Salema (PDF)