Presidentes dos 5 municípios reuniram com a Administração do Hospital de Vila Franca de Xira

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Alenquer, Pedro Folgado; Arruda dos Vinhos, André Rijo; Azambuja, Silvino Lúcio; Benavente, Carlos Coutinho; e de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, em representação das suas populações, abrangidas pela área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira, reuniram na tarde de quarta-feira, 3 de novembro, com o Presidente do Conselho de Administração desta unidade de saúde, Dr. Carlos Costa.

Os autarcas manifestaram a sua preocupação conjunta com a necessidade de a Administração conseguir assegurar a capacidade de resposta do Hospital, nomeadamente na área das urgências, internamento e especialidades.

Essa preocupação incide, por um lado, no número de recursos humanos à sua disposição e, por outro, na necessidade de se dotar a Administração do hospital com maior capacidade de gestão e decisão, de modo a assegurar que esta consegue tomar as medidas técnicas que se imponham, sobretudo quando se aproxima a época de inverno, em que o recurso às urgências se intensifica bastante.

Embora não se trate de uma área de competência municipal, o Serviço Nacional de Saúde e a sua resposta às populações constituem fortes preocupações dos cinco Municípios, e na sequência deste encontro os respetivos Presidentes de Câmara decidiram requerer uma audiência conjunta à Senhora Ministra da Saúde, Doutora Marta Temido.