Orçamento Participativo de Azambuja – projetos em votação pública de 30.nov a 30.dez

A edição 2021/2022 do OP-Orçamento Participativo do Município de Azambuja avança, agora, para a fase de votação dos projetos que irá decorrer de 30 de novembro a 30 de dezembro.

Podem votar cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, comprovadamente residentes ou naturais do Município de Azambuja. Cada participante tem direito a três votos em projetos diferentes, dois obrigatoriamente em projetos de freguesias diferentes e um voto em projeto de âmbito municipal.

Dentro das diversas áreas elegíveis, são 20 as propostas validadas na 2ª fase e que se encontram em votação:

- Limitadores de Velocidade

- “Pracão” – Parque para cães no Concelho de Azambuja

- Concurso “Aveiras de Cima” em flor

- Posto Médico Avançado

- Plantação de árvores de sombra

- Medição do campo eletromagnético nas residências próximas das linhas de alta tensão

- Mupis

- Alteração do pavimento de tout-venant por asfalto reciclado na Estrada das Hortas, em Azambuja

- Revitalizar veículo urbano de combate a incêndios

- Tenda de emergência médica e posto de comando

- Novos cacifos para soldados da paz

- Um quartel para igualdade de género

- Intervenção no jardim junto à antiga Escola Primária de Vila Nova de São Pedro

- Remodelação do Quartel de Bombeiros

- Por bombeiros mais protegidos

- Novos equipamentos, melhor socorro

- Criação de um parque canino para o Concelho de Azambuja

- Vestir 25 Heróis

- Ri-Batejo – Festival de Comédia

Existem duas formas de votação, na plataforma digital op.cm-azambuja.pt ou por SMS. É de referir que em qualquer das modalidades, o participante terá de assegurar a veracidade da sua identidade.

Para votar por SMS, deve enviar uma mensagem para o 4902 (gratuito) com o seguinte texto:

OPAZB p[número da proposta] [número do cartão de cidadão] [data de nascimento] Aceito

Exemplo – OPAZB p1 1233453 20001201 Aceito

De sublinhar que o Orçamento Participativo pretende incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, alargando os espaços de diálogo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Trata-se de um mecanismo de democracia participativa, com regulamento municipal específico, que dá aos cidadãos o poder de decidirem como deve ser investida alguma verba do orçamento público.

Para esta edição 2021/2022, está contemplada uma verba global de 120 mil euros destinada a financiar as propostas mais votadas, num montante máximo de 15 mil euros a cada projeto. Recorde-se que a votação termina dia 30 de dezembro.