Acolhimento do Município de Azambuja a refugiados vindos da Ucrânia

O Município de Azambuja acolheu, no passado dia 10 de março, um grupo de refugiados vindos da Ucrânia, como resposta de emergência ao apelo lançado pela “Ukranian Refugees UAPT”, uma associação que está a trabalhar em articulação com o Governo Português e com a Embaixada da Ucrânia.

Estes habitantes ucranianos encontram-se alojados, temporariamente, na Casa da Juventude, em Azambuja, e no Pavilhão Desportivo de Vale do Paraíso, na sequência do compromisso assumido pela autarquia de lhes dar abrigo, condições básicas para a sua estadia e alimentação, pelo prazo máximo de um mês. O Pavilhão Desportivo de Vale do Paraíso irá continuar instalado até dia 15 de abril, mantendo as condições caso seja necessário receber mais famílias.

É de referir que todo o processo burocrático e o destino destes refugiados estão totalmente a cargo da associação responsável pela sua vinda. Acrescente-se que, vários destes refugiados aqui instalados, já estão integrados junto de familiares ou amigos que já viviam em Portugal ou em famílias de acolhimento.

O Município de Azambuja agradece a toda a população que têm contribuído para esta causa solidária com a oferta de inúmeros bens e alimentos, e destaca toda a colaboração prestada pela Junta de Freguesia de Vale do Paraíso e pela Junta de Freguesia de Azambuja. O agradecimento é extensível à comunidade empresarial que também se uniu a este movimento e doou diversos artigos, nomeadamente, mobiliário, tapetes, almofadas, roupas para camas, atoalhados, roupa para adulto e crianças, produtos de higiene, carne e peixe, água engarrafada e leite, máquinas e cápsulas de café, bem como medicamentos.

Toda a logística de receção aos refugiados teve o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e da Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa. A operação de apoio humanitário mobilizou um grande conjunto de serviços municipais e, de uma forma alargada e muito solidária, a comunidade do Concelho de Azambuja.