Azambuja promove reflexão sobre estratégias e procedimentos em Saúde Mental

Dia 7 de abril de 2022, no Auditório do Centro Paroquial de Azambuja. Inscrições até 30 de março.

A Câmara Municipal de Azambuja, em parceria com a Rede Social do Município e a equipa do projeto “Localmente”, está a organizar um encontro subordinado ao tema “Refletir em estratégias e procedimentos em Saúde Mental”. A iniciativa terá lugar no próximo dia 7 de abril (quinta-feira), no Auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja, com início às 09h30.

Este encontro decorrerá em três painéis onde serão abordadas as temáticas da promoção de saúde e prevenção da doença, das doenças mentais e, ainda, um momento de partilha de experiências.

A abertura oficial contará com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, seguindo-se a apresentação do projeto “Localmente”.

A primeira mesa – designada Egas Moniz – irá debater o tema “Promoção da Saúde e Prevenção da Doença”, e contará com António Silva – Delegado de Saúde Pública, como moderador; e, como oradores, estarão na mesa Fátima Matos – Diretora Adjunta do Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa; Mário Durval – ACES do Arco Ribeirinho; e Teresa Maia – ARSLVT, Estratégia de Saúde Mental.

Após uma pausa, seguir-se-á a mesa Júlio de Matos, que irá abordar o tema “Doenças mentais”. Esta mesa contará com a moderação de Carlos Andrade Costa – Presidente do Concelho de Administração do Hospital de Vila Franca de Xira; e terá, como oradores, Túlia Quinto – Delegada da Saúde Pública de Azambuja; Maria João Carnot – Diretora do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira; e, ainda, Pedro Zuzarte, major médico do Departamento de Saúde Mental da Guarda Nacional Republicana.

Já no período da tarde, será dinamizada a mesa Miguel Bombarda, onde se pretende criar uma partilha de experiências. O papel de moderador será desempenhado por Sofia Theriaga – Diretora Executiva do ACES Estuário do Tejo; com os testemunhos de Liliana Silva – da Associação A Farpa; de Vanessa Domingos – da UCC de Santarém; e, também, de João Cabral, coordenador das unidades de Internamento de Longa Duração da Casa de Saúde do Telhal.

O encerramento está previsto para as 16h30, com uma intervenção do azambujense José Carlos Batalha – atual presidente da União Distrital das IPSS de Lisboa.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser feita até ao dia 30 de março, através do 263 400 491, do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do seguinte link https://bit.ly/351w02q.