Dia Mundial da Água - 22.março.2022

O Município de Azambuja, assinala o Dia Mundial da Água através da promoção de campanhas de sensibilização.

O Município associa-se, mais uma vez, à APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas na iniciativa “H2Off - Hora de fechar a torneira”.

A ação pretende incentivar os cidadãos a refletir sobre o uso que fazem da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

O desafio é simples e consiste em fechar todas as torneiras por uma hora, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente de não consumir qualquer água.

Questões como o “stress hídrico” e a escassez de água têm de estar, cada vez mais, presentes na agenda política e social, visto que constituem uma ameaça para a humanidade, situação que se agravará à medida que o impacto das alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando.

Apesar das muitas ações de sensibilização, na sociedade atual ainda persiste uma atitude negligente e descuidada sobre a utilização da água. Além de ser essencial à vida, este recurso natural é cada vez mais escasso e, por essa razão, é urgente apelar coletivamente a uma utilização racional e adequada da água.

Não se esqueça: dia 22 de março, feche as suas torneiras das 22h00 às 23h00. Ainda que simbólico, será um gesto importante!

- site H2OFF - APDA

Considerando a importância deste bem nas nossas vidas, o Município associou-se ainda, à campanha "Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa" promovida pelas Águas do Vale do Tejo e EPAL. O mote desta campanha surge da consciência da situação crítica que o nosso país atravessa, de seca, encontrando-se 91% do território em seca severa e extrema.  Assim, esta ação pretende apelar à mudança de comportamentos no âmbito da poupança de água ao se fazer um uso racional deste recurso.

Consulte o folheto informativo, com dicas para um uso da água mais eficiente.

- Folheto Informativo "Poupe água hoje para ter amanhã. Não gaste mais do que precisa"

- Site Águas do Vale do Tejo

São pequeno gestos, que fazem a diferença!

O Município preparou ainda para si um folheto sobre a importância de beber água e 7 estratégias para aumentar a ingestão de água. Pense na sua saúde, beba água!

Recorde-se que, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, e pretende promover a reflexão sobre problemas relacionados com os recursos hídricos.