Câmara Municipal entregou Bolsas de Estudo e de Mérito aos alunos do concelho no valor de 45 mil euros

O Município de Azambuja realizou no passado dia 16 de maio, no Auditório do Centro Cultural Páteo Valverde, a cerimónia de entrega de Bolsas de Estudo e de Mérito destinadas a alunos do Ensino Superior residentes no concelho. A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara, Silvino Lúcio, bem como a vereadora Ana Coelho e autarcas de várias freguesias.

Este programa municipal de atribuição de bolsas é uma realidade já com largos anos e tem como objetivos gerais reconhecer o desempenho dos alunos com melhores resultados, por um lado, e por outro incentivar e apoiar estudantes de agregados familiares com menores recursos.

A autarquia pretende, com este instrumento, promover a formação académica e o aproveitamento escolar dos jovens, contribuir para o incremento de quadros superiores no Concelho de Azambuja, reduzir a desigualdade no acesso a boas condições de ensino e, ainda, premiar o desempenho dos que alcançam a excelência com o seu trabalho. De acordo com as normas desta medida nas áreas da Educação e da Juventude, a bolsa de estudo destina-se a ajudar jovens de agregados familiares de menores recursos, enquanto as de mérito visam premiar os que obtenham uma classificação média igual ou superior a 15 valores.

Foram contemplados pela frequência ou ingresso no ensino superior 35 alunos, cada um deles com a bolsa de estudos no valor de 1.000,00 euros, um investimento assumido pela autarquia como forma de apoio a estudantes de agregados familiares com rendimento per capita inferior a 650€ e que tiveram aproveitamento escolar no ano interior.

De destacar que, ao abrigo do respetivo regulamento, estavam asseguradas uma quota de 3 bolsas de estudo reservadas a Bombeiros Voluntários e membros da Cruz Vermelha Portuguesa das corporações do concelho e a descendentes em 1º grau.

Na vertente Mérito foram contemplados 10 alunos, cada um como uma bolsa de 1.000,00 euros, em reconhecimento do mérito e excelência dos seus resultados académicos.

Com esta medida, o Município de Azambuja pretende valorizar e premiar os estudantes no nível de Ensino Superior que, através do seu investimento pessoal, direta ou indiretamente contribuem para a promoção e desenvolvimento do concelho, enriquecendo os recursos humanos e potenciando o crescimento socioeconómico.

Com a atribuição destas 45 bolsas, a Câmara Municipal de Azambuja investe 45 mil euros no futuro do concelho.