“Dia Aberto” no Castro e refeição pré-histórica levou centenas de pessoas a Vila Nova de São Pedro

O sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, localizado na União das Freguesias, Concelho de Azambuja, recebeu mais um “Dia aberto no Castro”, no passado dia 27 de julho, onde recebeu centenas de pessoas e crianças.

A atividade era aberta à comunidade e foi possível realizar visitas guiadas ao Castro de Vila Nova de São Pedro, onde todos os visitantes puderam acompanhar a campanha de escavação deste ano, que decorre até ao final de julho.

A terminar este “dia aberto”, teve lugar uma refeição pré-histórica, com o objetivo de exemplificar a gastronomia calcolítica, como se confecionavam os alimentos naquela altura, assim como, os alimentos que comiam nesta época. É de referir que todos os alimentos (carne, peixe, molúsculos, legumes e frutas) apresentados neste jantar, representaram os vestígios de alimentos encontrados durante as escavações dos últimos anos.

O “Dia aberto” no Castro, tem sido realizado nos últimos anos e tem como objetivo principal divulgar o trabalho desta equipa, bem como, potenciar a aproximação da população local e do público em geral, ao importante património que é o povoado Calcolítico de Vila Nova de São Pedro.

De referir que, os recursos naturais e culturais deste concelho continuam a oferecer um elevado potencial de exploração científica, técnica e cultural, com destaque para o sítio arqueológico (vulgo "castro") existente em Vila Nova de São Pedro, classificado como Monumento Nacional desde 1971.

Esta iniciativa é uma organização do projeto “VNSP 3000 – Vila Nova de São Pedro, de novo - no 3º milénio”. É um projeto com diversas valências e campo de ação, cujo principal objetivo é promover a valorização científica, patrimonial e social do povoado fortificado. Este projeto é da responsabilidade de uma equipa de arqueólogos da Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), UNIARQ – Centro de Arqueologia, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FL-UL) e da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), tendo o apoio da Câmara Municipal da Azambuja e da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Nos trabalhos participam alunos da licenciatura e mestrado da FL-UL.