Atividades em outubro.2022 na Rede de Bibliotecas Municipais

> Panfleto mensal de outubro

AVISOS E INFORMAÇÕES

> Horário de Inverno

Informa-se que a Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja já se encontra a funcionar no horário de Inverno.

-  Biblioteca Municipal de Azambuja está a funcionar no horário de 3ª a 6ª-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

- Biblioteca de Aveiras de Cima funciona de 3ª a sábado no horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

-  Biblioteca de Alcoentre encontra-se a funcionar de 2ª a 6ª-feira das 9h30 ao 12h30 e das 13h30 às 17h30.

> Visitas Guiadas

Sextas-feiras, às 10h30.

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

> Apresentação do livro “Segue - Mar calmo nunca fez bons Marinheiros”, de Inês Ramos, em Azambuja

Sábado, dia 1 de outubro, pelas 11h00, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos em Azambuja.

Com esta obra a autora afirma que a mensagem que irá passar será diferente de pessoa para pessoa sendo que o grande propósito e desafio deste livro é cada um sentir por si e em si… cada capítulo, cada música, e fazer a sua própria caminhada.

Biblioteca Municipal de Azambuja

> Hora do Conto (alunos do 1ºciclo)

Quintas-feiras, às 10h30.

A Hora do Conto, destinada aos alunos do 1º ciclo, (1º ao 4º ano) decorre desde 2003. Este ano há uma nova história “O silêncio da água” de José Saramago, que será dinamizada para este público que se deslocará às bibliotecas da RBMA. Atividade reservada a inscrição pelos agrupamentos de escolas.

> Crescer Mindfulness – em família (crianças ente os 3 e 5 anos)

Sábado, dia 8 às 10H30.

Dinamizado pela equipa EMIC esta iniciativa pretende apresentar o Mindfulness às famílias presentes que ficarão a conhecer algumas das práticas. É necessário levar calçado e roupa confortável.

> Crescer Mindfulness – em família (+6 anos)

Sábado, dia 15 às 10h30.

> BiblioTICs – Como elaborar um CV – (atividade direcionada a adultos)

Sexta-feira, dia 21 às 14H30.

Integrado no projeto BiblioTICs surge agora a oportunidade de elaborar o CV de acordo como Europass. Nós ajudámos… inscreva-se!

> ALBA + BiblioTICs (+4 anos)

Sábado, dia 22 às 10H30.

Retomamos o projeto A Ler Aprendemos e Brincamos com a dinamização de uma história seguida de uma atividade incluída no projeto BiblioTICS relacionada com Realidade Aumentada.

> BiblioTICs – Introdução à Informática – (atividade direcionada a adultos)

Sexta, dia 28 às 14H30.

Integrado no projeto BiblioTICs surge a oportunidade de aprender os primeiros passos, o bê á bá, da informática. Inscreva-se e junte-se a nós.

Biblioteca do Centro Cultural Grandella - Aveiras de Cima

> Histórias ao Sábado (3-10 anos) - ADIADO

Sábado, dia 01 de outubro às 10h30.

No primeiro sábado de outubro a atividade Histórias ao sábado dá-nos a conhecer o conto popular “O homem da gaita” da autoria José Afonso. Com recurso a novas técnicas, como a realidade aumentada, esta história será dinamizada pela equipa de animação da Biblioteca Municipal de Alpiarça.

> Crescer a Ler (3-6 anos)

Quartas-feiras às 10h30.

Atividade de dinamização da leitura, dirigida a todas as crianças do ensino pré-escolar do concelho de Azambuja. “Para sermos amigos… não temos de gostar das mesmas coisas!” este é o mote para ouvirmos a história “O pato que não gostava de água” da autoria de Steve Small. Atividade reservada a inscrição pelos jardins de infância.

> BiblioTICs – Projeto de promoção de literacias digitais (6-10 anos)

Sábados, dias 8 e 29 às 10h30.

O BiblioTICs é um projeto inovador, no âmbito das literacias digitais, promovido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Lezíria do Tejo.

Sábado, dia 8 – Sessão de Realidade aumentada – Quivervision

Sábado, dia 29 – Sessão de Realidade aumentada – Jogos com QR Codes

> Primeiros Olhares (3 aos 24 meses)

Sábado, dia 15 outubro às 10h30.

Atividade de sensibilização para o livro, para bebés e pais, com recurso a diferentes materiais sensoriais e musicais. A criança lê o mundo que a rodeia muito antes de ler um livro. O mundo é um livro aberto.

Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca - Alcoentre

> Ler no lar para atividades inventar

Quinzenalmente, às 4ª-feiras, às 11h00.

Atividade de incentivo à narração oral e de trabalhos manuais, dirigida aos utentes do Centro Social e Paroquial de Alcoentre.

Visita à biblioteca

Sextas-feiras

Atividade de dinamização da leitura dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo de Centro Escolar de Alcoentre.

> Projeto RELER

Semanalmente

Entrega dos jornais diários no Centro de Dia de Alcoentre e posteriormente no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja