Municípios de Azambuja e Cartaxo promovem o seminário “Violência Doméstica: Uma questão de género?”

Inscrições abertas. Dia 24 de outubro, às 09h30, no Auditório da Quinta das Pratas, no Cartaxo.

Os Municípios de Azambuja e Cartaxo vão assinalar o Dia Mundial da Igualdade com a realização de um seminário com o mote “À conversa com…”, subordinado ao tema “Violência Doméstica: Uma questão de género?”.

A iniciativa terá lugar no dia da efeméride – 24 de outubro (terça-feira), a partir das 09h30, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo.

Após o período de acolhimento aos participantes, a sessão de abertura está marcada para as 10h30 e contará com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo – João Ferreira Heitor e, ainda, de um representante da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

Seguir-se-á o seminário, que terá como moderadora Carmen Ludovino, coordenadora do Gabinete de Santarém da APAV–Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. O painel de oradores contará com Catarina Neves (Psicóloga da Casa Abrigo de Homens Vítimas de Violência Doméstica – Cáritas Diocesana de Aveiro); Paula Hipólito (Diretora Técnica), Maria Emília Lima (Psicóloga) e Clarinda de Almeida (Assistente Social) 3 profissionais da Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Casa Vera Cruz); Telmo Jorge (Chefe da secção de prevenção criminal e policiamento comunitário do Destacamento Territorial de Alenquer); Catarina Baiona (Coordenadora da Equipa da Lezíria do Tejo da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais); e, também, Margarida Rosa (Técnica Superior de Reinserção Social da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).

A sessão de encerramento ficará a cargo das Vereadoras da área da Ação Social, Mara Oliveira –do Município de Azambuja, e Maria de Fátima Vinagre – do Município do Cartaxo.

A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória e deverá ser efetuada através do preenchimento do formulário online: https://docs.google.com/forms/

Para mais informações, contactar a Câmara Municipal do Cartaxo, Ação Social e Saúde, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 243 701 260.

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, a Equipa Municipal para a Igualdade lançou desafio às turmas do 10º e 11º anos de Artes Visuais da Escola Secundária de Azambuja, com o objetivo de pela Arte se expressarem sobre o tema "Violência Doméstica: uma questão de género?". Os alunos aceitaram o desafio e colocaram em prática, através da arte, qual a visão quem têm desta problemática, produzindo este vídeo que retrata as questões inerentes à violência doméstica, nomeadamente, os conflitos familiares, o poder das palavras que magoam, os silêncios que geram sofrimento e a desigualdade. As propostas reforçam o direito à determinação de cada individuo, as turmas foram unânimes: basta à violência doméstica!

> Vídeo com os trabalhos dos alunos da Escola Secundária de Azambuja