Família, sinónimo de protecção... dos maus tratos ao abuso sexual.

Seminário da CPCJ e do Município, decorreu no dia 21.Junho, no Páteo Valverde.

O Município de Azambuja e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco do concelho realizaram, no dia 21 de Junho, um seminário subordinado ao tema “Família, sinónimo de protecção… dos maus tratos ao abuso sexual”.

A iniciativa teve o objectivo geral de reflectir sobre o papel da família na prevenção de situações de risco para crianças e jovens. Mais especificamente, foram abordadas as dificuldades sentidas nesse campo e, a partir do diagnóstico, a definição da melhor intervenção e de formas de apoio e cooperação. Pretendeu-se, ainda, promover a aquisição e o desenvolvimento de competências com vista a uma resposta mais capacitada nas situações concretas de maus tratos e abuso sexual de menores.

Após a sessão de abertura, com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís de Sousa, o seminário abriu com um painel dedicado aos maus tratos a crianças e jovens, que contou com a moderação da Dra. Sara Teixeira, em representação da CPCJ nacional. Na primeira intervenção, o Sargento Carlos Daniel deu a conhecer o “Projecto IAVE – Investigação e Apoio a Vítimas Específicas”, da Guarda Nacional Republicana; e na segunda, a Enfermeira Catarina Pratas – presidente desta comissão – falou da experiência da CPCJ de Azambuja.

O segundo painel, foi moderado pela Dra. Ana Gomes, Procuradora-Adjunta do Tribunal Judicial do Cartaxo, e incidiu na questão do abuso sexual. A Dra. Alexandra André, da Directoria de Lisboa da Polícia Judiciária, abordou o contexto legal e a investigação da criminalidade sexual contra crianças. Por sua vez, a Dra. Cristina Soeiro, do Gabinete de Psicologia e Selecção da Escola de Polícia Judiciária, dedicou-se à análise do contexto das vítimas e dos agressores.

Por fim, o terceiro painel foi subordinado à intervenção com as famílias, com moderação da Dra. Sara Neves, coordenadora do projecto “Azambuja Integra”. Para falar do diagnóstico e da intervenção em famílias de crianças e jovens vítimas de abuso sexual, foi convidado o Dr. Miguel Pinto Barros, psicólogo clínico e supervisor em seis instituições de acolhimento de crianças e jovens.