Pedro Isidro, 28º nos 50kms marcha em Moscovo

O atleta destaca o apoio do SLBenfica e da Câmara de Azambuja.

(notícia in 'desporto.sapo.pt/atletismo')

O português Pedro Isidro, que hoje (14.Agosto) se classificou em 28.º ligar nos 50 km marcha dos Mundiais de atletismo, em Moscovo, considerou a sua prova «muito boa». «Ótimo. Muito bom. Não estava à espera», declarou à Lusa o atleta quando soube do seu resultado na prova, completada em 3:57.30 horas, mais 20 minutos do que o vencedor, o irlandês Robert Heffernan, que fez a melhor marca mundial do ano (3:37.56). «Não gosto de fazer balanços, gosto de arrancar para a prova e o que tiver para vir que venha», acrescentou.

Pedro Isidro não se queixou do calor que se faz sentir na capital russa, afirmando que «as condições atmosféricas não foram obstáculo», porque «choveu durante a noite e agora a temperatura começou a aumentar», disseO atleta não concorda com a opinião de que a mais dura prova do atletismo seja «coisa de loucos». «Coisa de loucos não deve ser, mas trabalho, muitos anos de trabalho. Treino, em média, hora e meia, duas horas, diariamente», frisou.

Pedro Isidro reconheceu que se encontra atualmente desempregado e aproveitou a oportunidade para agradecer às organizações que o apoiam«Estou desempregado. Faço alguns trabalhos de serralharia ainda. Não tenho muitas condições. Agradeço ao Benfica pelo apoio, porque estou aqui graças a ele e à Câmara de Azambuja», declarou.

Confrontado com o facto de ser o único paralímpico a participar na mais difícil prova do atletismo, Pedro considerou isso «um pouco histórico» para si e para Portugal, concluindo que considera uma «injustiça» o facto de não existir esta disciplina nas competições para desportistas paralímpicos.

Com um registo de 3:57.30 horas na sua estreia em campeonatos do Mundo, Pedro Isidro, de 28 anos, andou perto do seu recorde pessoal (3:57.09), conseguido este ano, e fez melhor do que nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, onde terminou no 40.º posto.

Robert Heffernan, de 35 anos, conquistou a medalha de ouro, relegando o russo Mikhail Ryzhov para segundo, com 3:38.58, enquanto o australiano Jared Tallent, detentor de duas medalhas de prata olímpicas, terminou em 3:40.03 e ficou com o bronze. O título mundial de Heffernan é o primeiro para a República da Irlanda desde a vitória de Sonia O'Sullivan nos 5.000 metros em 1995, em Gotemburgo, na Suécia.

Conteúdo publicado por SportInforma c/ Lusa