Município duplica subsídios às IPSS no contexto da pandemia Covid-19 (88 mil euros)

Deliberações da Reunião de Câmara de 07 de abril de 2020

Reunido à distância, por meios digitais, na sessão ordinária de 07 de abril de 2020, o Executivo Municipal de Azambuja aprovou um conjunto de propostas onde se destaca a duplicação dos subsídios a atribuir às Instituições Particulares de Solidariedade Social, no atual contexto da pandemia do vírus Covid-19.

Esta medida enquadra-se no Regulamento de Apoio às IPSS do Concelho de Azambuja, ao abrigo do qual o município definiu, para este ano 2020, um valor base de 2.500,00 euros por instituição mais 12,00 euros por cada utente das várias valências em funcionamento, no valor mínimo de 1.000,00 euros.

Face à situação epidemiológica de emergência de saúde pública global e aos seu impacto negativo na economia, no emprego e na coesão social, a autarquia deliberou reforçar o apoio às instituições às quais reconhece um enorme papel de âmbito social e que, nesta altura, passam também por dificuldades.

Assim, o valor do subsídio anual, duplicado pela atual situação de exceção, totaliza o montante de 88.888,00 euros. Segue-se a lista das instituições.

• Centro Social e Paroquial de Alcoentre – 7.000,00
  • Centro Social e Paroquial de Aveiras de Baixo – 7.000,00
  • Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima – 14.576,00
  • Centro Social e Paroquial de Azambuja – 17.072,00
  • Casa do Pombal “A Mãe” – 7.000,00
  • Associação N. Sra. do Paraíso – 7.000,00
  • Cerci Flor da Vida – 7.544,00
  • Casa do Povo de Manique do Intendente – 7.000,00
  • Santa Casa da Misericórdia de Azambuja – 14.696,00

Nesta sessão, foi igualmente aprovado um pacote de medidas de apoio às famílias, às empresas e à atividade económica, aos profissionais envolvidos no combate à pandemia e, também, às instituições de solidariedade social e socorro e associações sem fins lucrativos.

(Algumas medidas que implicam a isenção ou redução de taxas fixadas pela Assembleia Municipal, aguardam a respetiva aprovação por esse órgão.)

Conheça essa lista de medidas aqui.